VACINAÇÃO
As vacinas são produtos que protegem as pessoas contra doenças graves e potencialmente mortais. Ao contrário da maioria dos medicamentos que tratam ou curam doenças, as vacinas os impedem.
A seguir, um guia simples das definições de alguns termos relacionados à vacina:
Vacina
São produtos que produzem IMUNIDADE uma doença específica. A maioria das vacinas é administrada por injeção (agulha), mas algumas são administradas oralmente (pela boca) ou nasal (pulverizadas no nariz).
Vacinação
O ato de introduzir uma vacina no corpo para produzir imunidade a uma doença específica.
Imunização
É o processo pelo qual uma pessoa ou animal fica protegido contra uma doença.
Imunidade
É proteção contra uma doença. Se você é imune a uma doença, pode ficar exposto a ela sem ficar doente.
COMO AS VACINAS FUNCIONAM?
Para entender como as vacinas funcionam, é útil entender primeiro como o sistema imunológico do corpo funciona para nos proteger contra doenças.
Seu sistema imunológico é composto por uma rede especializada de órgãos, células e tecidos que trabalham em conjunto para ajudar a protegê-lo contra doenças.
Quando um germe causador de doenças (por exemplo, um vírus ou bactéria) entra em seu corpo, seu sistema imunológico: reconhece o germe como sendo estrangeiro (não pertencente ao corpo), responde fazendo proteínas especiais (chamadas anticorpos) que ajudam a destruir o germe. Na maioria das vezes, seu sistema imunológico não pode agir rápido o suficiente para impedir que o germe fique doente. Mas, destruindo o germe, geralmente pode ajudá-lo a ficar bem novamente e lembra o germe que fez você ficar doente e como destruí-lo. Dessa forma, se você for exposto ao mesmo germe de doença no futuro, seu sistema imunológico poderá destruí-lo rapidamente antes que ele tenha a chance de deixá-lo doente. Essa proteção é chamada de imunidade.
As vacinas dão imunidade a uma doença sem que você fique doente primeiro. Elas são feitas usando versões mortas ou enfraquecidas do germe causador de doenças ou partes do germe (chamados antígenos). Para algumas vacinas, a engenharia genética é usada para fabricar os antígenos usados na vacina. É muito mais seguro obter uma vacina do que contrair a doença que ela previne.
Quando você recebe uma vacina, seu sistema imunológico responde à vacina da mesma maneira que faria com o verdadeiro germe. Isto: reconhece o germe na vacina como sendo estrangeiro, responde produzindo anticorpos para o germe da vacina, assim como para o germe real e lembra o germe e como destruí-lo. Dessa forma, se você estiver exposto ao germe causador de doenças no futuro, seu sistema imunológico poderá destruí-lo rapidamente antes que ele tenha a chance de deixá-lo doente. É assim que você obtém imunidade das vacinas.
O agendamento é necessário para não haver aglomeração durante o atendimento
- Rua Triunfo, 1349 - sala 401 - Ed. Dubai Center - Jd. Botânico - Ribeirão Preto - SP (estacionamento amplo e gratuito)
CONSULTÓRIO MÉDICO:
- (16) 3235 4016
- (16) 99146 4251
CLÍNICA DE VACINAS:
- (16) 3236 8780
- (16) 99236 3130
Horário de Funcionamento
- Segunda à sexta: 8h30 às 17h00 (sem intervalo para almoço)
- Sábado: 8h30 às 12h30
Contato
Responsável Técnica: Karen Mirna Loro Morejón
Médica Infectologista – CRM-SP 102251